Projetos Pedagógicos

Os principais momentos de serviço ofertado pelo Projeto Casa de Acolhida Bom Pastor são:
Reforço Escolar - Momento de estudo com duração de cinquenta minutos para todas as crianças e adolescentes, enturmados de acordo com os níveis de ensino de cada um e/ou uma. Os estudos de reforço são orientados e ministrados por professora devidamente capacitada.
Assessoria Especial Pedagógica– Este atendimento é realizado por uma pedagoga que desenvolve junto aos acolhidos, um Programa intitulado: Espaço de Convivências, que contempla a execução de Projetos de cunho pedagógico, contudo em alguns momentos do referido programa, são realizadas atividades com foco no comportamento humano e social, tendo como primícias:
• Diagnósticos e Encaminhamentos;
• Reestruturação Familiar;
• Direção Psico-Afetivo e Sexual;
• Dinâmicas de Reintegração ao Convívio Social;
• Técnicas de Recuperação à Auto-Estima;
• Pedagogia de projetos.
Atendimento Psicológico – Este é um diferencial do trabalho desenvolvido pelo Projeto, pois a Casa de Acolhida conta com uma psicóloga contratada pela Instituição, que realiza intervenções em grupos e de forma individualizada, com objetivos bem específicos e utilizando técnicas e estratégias para identificação e resolução de problemas.
Educação Física–Sem dúvida, a prática da educação física ministrada por profissional competente, representa aulas indispensáveis na vida e formação das crianças e adolescentes, pela oportunidade que esta disciplina oferece no exercício da coordenação motora grossa ou fina através dos movimentos do corpo e na manipulação dos objetos. Além da possibilidade de exploração do potencial atlético, onde as crianças e adolescentes recebem estímulos importantes no desenvolvimento da inteligência sinestésica. A Casa de Acolhida conta com um professor de educação física.

Gincana Cultural Pedagógica:
O trabalho é realizado semanalmente que proporciona conhecimento, abrangendo todas as áreas do cognitivo, porque é trabalhado valores imprescindíveis ao conhecimento e ainda promove uma integração com a sociedade. A saber:
• Jogos e Brincadeira (raciocínio lógico, habilidades físicas e diversão);
• Filmes: (conhecimentos Gerais e valores);
• Teatro: (autonomia, liberdade de expressão, timidez, arte, criatividade);
• Passeios: (Lazer, entretenimento e aventura);
• Esporte: (Competição e Espírito de Competitividade);
Projeto de Intervenção Pedagógica Uma tentativa de intensificar o estudo recebido na Escola e aulas de reforço (aqui da Casa de Acolhida) nas áreas de língua portuguesa e matemática.
Mostra Cultural
Momento de apresentação das atividades realizadas nos serviços de atendimento aos usuários, onde são mostrados a evolução dos projetos desenvolvidos, bem como a cominância dos mesmos.
Higienização Pessoal
Este serviço objetiva a prática diária de higiene pessoal, a começar pela escovação bucal. Também há a prática de corte de cabelo com a colaboração de voluntários e palestras periódica por profissionais diárias afins onde este tema é abordado.
Comemoração Dos Aniversariantes do Trimestre
A cada três meses é comemorado os aniversariantes dos meses afim de proporcionar uma festa de aniversário aos usuários, considerando que a maioria deles não tem condição de receber tal homenagem devido à situação socio-econômica das famílias. Vale dizer que todo os produtos oferecidos aos acolhidos (bolo, refrigente, presentes) são frutos de doação da comunidade.
Projetos Destaques
Este título (destaque) é concedido aos usuários semestralmente após consenso da Equipe Técnica da Instituição, conforme critérios estabelecidos pelos mesmos, que são: reponsabilidade, superação, organização, comprometimento e disciplina.