O CARISMA DA COMUNIDADE KAIRÓS

A Comunidade Kairós tem como inspiradores e padroeiros três grandes Santos da nossa igreja católica. São Bento nascido em Núncia em 480 d.c; São Paulo da Cruz em Ovada (Itália) em 1694; e Dom Bosco em Becchi no Piemonte (Itália) em 1815 d.c.
São Bento - Desde o inicio o lema beneditino “Ora et Labora” é bem vivenciado pelos membros internos e externos da Comunidade Kairós. Esta mensagem é muito apropriada para o homem contemporâneo, pois este está tão mergulhado no universo da ação, que não tem tempo para perguntar nem a capacidade de refletir o que faz e porque o faz. A oração consagra o tempo, a vida dos homens e aquilo que eles fazem. Por isso, é na adoração ao Santíssimo, na experiência de oração e contemplação que a Comunidade Kairós encontra luz, força e sentido para o trabalho, o anúncio da palavra e a formação das crianças. Os Trabalhos realizados pela comunidade são os mais diversos, e com estes trabalhos os membros crescem no aprendizado da vivência da humildade e da doação aos irmãos.
São Paulo da Cruz - Dizia que a paixão de Cristo continua presente na vida do ser humano, especialmente dos mais pobres e necessitados. “A paixão de Cristo está esculpida na face dos pobres”. Por isso a Comunidade Kairós tem uma atenção especial pela presença de Jesus Crucificado nas crianças, adolescentes, jovens e pobres que mais necessitam do amor de Deus.
São João Bosco - Se destaca na história como grande santo mestre e pai da juventude. Aos nove anos Bosco tem um sonho profético onde o Senhor revelou o seu carisma de educar crianças e adolescentes com a finalidade de formá-los homens para Deus, mas demoraria muito tempo para Bosco compreender todas as coisas. E Bosco crescia espelhando-se em sua mãe, na caridade simples e fiel ao amor de Deus, na devoção “A nossa Senhora, que intercedia sempre por suas necessidades”.
Devido à bondade, paciência e intensa caridade pastoral, Dom Bosco escolheu como patrono de sua primeira fundação São Francisco de Sales, que tinha como lema “Daí-me almas e ficai com o resto”.
A Comunidade Kairós, inspirada em Dom Bosco, no seu amor pelas crianças e adolescentes se lança na busca de realizar o grande sonho deste santo que é o de formar homens e mulheres para Deus. Nesta formação se destacam algumas profundas experiências como o amor a Deus e aos irmãos; obediência e defesa para com a igreja; vida de oração e adoração ao Santíssimo Sacramento.
Os membros da Comunidade Kairós: A Comunidade Kairós é formada por membros internos e externos. Nós cremos que esta comunidade é inspirada por Deus. Por isso o Senhor chama diversas pessoas que se sentem vocacionadas a viver este belo carisma. Ele chama pessoas nas suas mais variadas situações, para viver este CARISMA, a fim de testemunhar na igreja e no mundo o amor à sua presença eucarística, o anúncio da sua paixão demonstrado na Cruz e o grande desejo de formar crianças e adolescentes, homens e mulheres de Deus e para Deus. Os membros internos da Comunidade Kairós são aqueles que sentem vocação à vida comunitária, mas conforme a vontade de Deus, se surge na Comunidade membros que sintam o desejo de fazer experiência para a vida matrimonial, o diretor espiritual junto com a comunidade interna farão o discernimento em oração, escuta ao Senhor e iluminados pela palavra de Deus seguem e acompanham tais membros para que seja feita a vontade do Senhor.
Os membros externos de aliança: O Carisma da Comunidade Kairós é sem duvida muito abrangente, e como uma mãe que acolhe entre os braços os seus filhos, também fazem parte desta comunidade casados, solteiros e irmãos em preparação para o matrimonio. Portanto casais que se sentem chamados à vivência deste carisma fazem parte da Comunidade Kairós, vivendo o carisma numa comunhão profunda com a comunidade interna e o direto espiritual, testemunhando na igreja, no seu lar, no trabalho e no mundo a espiritualidade da Comunidade Kairós.
Membros de Aliança em discernimento de namoro: Formar jovens para Deus como é a inspiração de Dom Bosco nas duas linhas vocacionais: castidade e matrimonio. A Comunidade Kairós, frente aos desafios que o mundo nos impõe, onde esta etapa bonita do caminho para o casamento, que é o namoro, é banalizada e não levada a sério, a Comunidade Kairós propõe a vivencia do carisma como fator determinante para o amadurecimento de cada um e do casal de namorados, o discernimento da vontade de Deus sobre o mesmo, e um namoro santo vivido na graça de Deus. A relação do casal com a comunidade é uma relação fraterna, de abertura para receber a formação do diretor espiritual e do casal responsável por esta etapa, e de profunda comunhão com a Comunidade Kairós, testemunhando onde quer que esteja a espiritualidade da Comunidade no namoro. Finalmente nós acreditamos que um carisma dado por Deus é um entre vários aspectos do evangelho, porém possui uma ampla dimensão que é própria do espírito de Deus que sopra onde quer e quando quer. Namoro vivido na graça hoje, casal abençoado e família unida amanhã. A igreja é um grande jardim onde se encontram as mais variadas e lindas flores.
Deus vos abençoe!!!

Pe. Reginaldo Cordeiro de Lima
Fundador

Conheça Nossa Casa

Galeria de Fotos