Fundador

Biografia do Fundador

 

Pe. Reginaldo Cordeiro de Lima nasceu no sertão de Euclides da Cunha, Bahia – Brasil, em 28 de Janeiro de 1964. Seus pais são o Sr. Francisco Cordeiro de Lima e a Sra. Venância Teodora de Lima de influência formativa protestante.

 

No entanto, em 25 de julho de 1965 o reverendíssimo Pe. Pedro Monteiro Campos batizou solenemente, na Matriz de Nossa Senhora da Conceição, na mesma cidade de nascimento, Reginaldo Cordeiro de Lima.

 

Cursou os primeiros anos de estudo nas Escolas Estaduais, respectivamente, Duque de Caxias e Rômulo Galvão. Em seguida entrou para o educandário Oliveira Brito, na 5ª série e ai permaneceu até a conclusão da 8ª, que é o Ginásio daquela cidade de nascimento.

 

Entre 1982 e 1983 entrou para o Seminário Diocesano na cidade de Itabuna- Bahia onde estudou na Escola, sob a direção das irmãs franciscanas hospitaleiras, o 1º ano do 2º grau. Ao final desta experiência conheceu o então Pe.Washington Cruz, hoje Arcebispo Metropolitano de Goiânia, através do qual em 1984 conheceu a Congregação dos Padres Passionistas e nela ingressou.

 

            Indo morar em Salvador, no Convento dos Padres Passionistas, no ano de 1984, no Bairro Boa Viagem, cidade baixa, estudou na escola Luíz Tarquínio onde repetiu o 1º ano do 2º grau.

 

            Visando preparar-se para fazer o vestibular transfiriu-se para o Colégio SS. Sacramento, na mesma cidade de Salvador, escola administrada pelas irmãs do Santíssimo Sacramento. Aí cursou o 2º e o 3º ano pré-vestibular, ao final no ano 1986, prestou vestibular para Filosofia, tendo sido aprovado em 6º lugar.

 

            Por decisão do superior fez e trancou, ao mesmo tempo, a matrícula na Universidade Católica do Salvador no curso de Filosofia para fazer o noviciado da Congregação dos Padres Passionistas na cidade de Jequié- Bahia, onde ficou nesta experiência durante um ano.

 

            Em 1987 reabriu a matrícula na Universidade Católica do Salvador e cursou até 1989 a faculdade de Filosofia. Em 1990 transferiu-se para Belo Horizonte- Minas Gerais, onde estudou Teologia no Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA)

até o ano de 1993.

 

            Foi ordenado diácono no dia 08 de Setembro de 1993, na cidade de Itabuna, Bahia, pelo excelentíssimo e reverendíssimo Dom Washington Cruz, então bispo diocesano de São Luís de Montes Belos - Goiás.

 

            Em 22 de Janeiro de 1994, ás 19 horas, foi ordenado presbítero pela oração da igreja e a imposição das mãos de Dom Washington Cruz. Em seguida foi nomeado vigário paroquial da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na cidade de Jequié, paróquia que na época tinha como pároco o então Pe.Tommaso Cascianelli. Poucos anos depois, tornou-se pároco desta mesma paróquia.

 

            Em 1998 foi para Roma a fim de estudar ciência da comunicação social. Permaneceu aí parte do ano de 1998 e todo ano de 1999, onde cursou algumas matérias na área de ciência da comunicação social no Pontifício Ateneu Salesiano de Roma no Monte Sacro.

 

            Ao final de 1999 voltou ao Brasil e foi convidado pelo Sr. Arcebispo de Diamantina para assumir a paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja onde ficou por três anos e meio. Entre várias obras realizadas fundou a Comunidade de Vida e Aliança Kairós, com membros de um grupo de jovens de oração e adoração ao Santíssimo Sacramento. O carisma desta comunidade tem três dimensões: Amor a presença de Jesus Eucarístico; anúncio do amor de Deus demonstrado na Cruz e a formação de crianças e adolescentes para se tornarem homens e mulheres de Deus e para Deus.

 

            Em 17 de fevereiro de 2003 fundou o “Projeto de Vida Casa de Acolhida Bom Pastor”, por causa das muitas necessidades de crianças que vivem nas ruas e em estado de risco, pois os seus pais sempre procuravam ajuda junto a Pe.Reginaldo para resolverem tais problemas vividos pelos seus filhos. Sendo a dimensão concreta do carisma da Comunidade Kairós, Deus suscitou no coração do Pe.Reginaldo a Comunidade Kairós para que fosse o esteio e a formadora destas crianças e adolescentes que Deus nos confia.

 

            Em 07 de fevereiro de 2004 foi transferido para Buenópolis onde exerceu a função de administrador paroquial durante o referido ano. No final de 2005, o Sr. Arcebispo de Montes Claros, hoje emérito, Dom Geraldo Magela de Castro, O.Praem, o convidou para ingressar na referida Arquidiocese assumindo a paróquia de Santos Reis, no Bairro Santos Reis, na mesma cidade de Montes Claros.

 

            Foi incardinado nessa arquidiocese de Montes Claros a convite de Dom Geraldo Magela de Castro, O. Praem, acolhido e aprovado por Dom José Alberto Moura da ordem dos estigmatinos, hoje arcebispo metropolitano de Montes Claros.

 

               Por mais de 09 anos esteve à frente da administração paroquial da paróquia Santos Reis e, por solicitação, na época, de Dom Geraldo Magela de Castro abriu uma casa da Comunidade Kairós na cidade de Montes Claros, precisamente na Paróquia de Santos Reis.

 

Hoje é pároco da Paróquia Divino Espírito Santo, bairro Planalto, também na cidade de Montes Claros. Portanto, além de pároco, Pe.Reginaldo coordena o “Projeto de Vida Casa de Acolhida Bom Pastor em Três Marias e é fundador- formador das casas da Comunidade Kairós de Montes Claros e Três Marias. Jovens consagrados a formação de crianças e adolescentes, e casais membros de vida e aliança que vivem o carisma da comunidade e ajudam na educação e administração das crianças e adolescentes necessitados.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1.      A formação acadêmica de Pe.Reginaldo Cordeiro de Lima consiste:

 

1.1- Faculdade de Filosofia;

1.2- Faculdade de Teologia;

1.3- Algumas matérias em ciência da comunicação social.

 

2.      Formação Complementar:

 

2.1  – Curso de Introdução à Parapsicologia

    Promoção: Pe. Antônio das Mercês Gomes

    Período: 27 a 30.08.1988

    Local: Salvador – Bahia.

 

2.2  - Curso de Religiosidade Popular

   Promoção: Universidade Católica do Salvador

   Período: 08.08. a 21.10.1988

   Local: Salvador – Bahia

   Carga Horária: 40 horas.

 

2.3  – Curso Avançado de Italiano

    Promoção: Escola de Tradutores e Intérpretes de Minas Gerais

    Período: 07.12.1992

    Local: Belo Horizonte – Minas Gerais.

 

2.4  – Curso de Datilografia

    Promoção: Ass. Técnica Promoção Humana – Escola de Datilografia

    Cristo Rei

    Período: 30.10.1998

    Local: Jequié – Bahia.

 

2.5  – Em of Course REport

    Promoção: Accademia Brittannica International House

    Período: 25.05.1999

    Local: Roma – Itália.

            

2.6  – Curso Informatica di Base Windows 95/98 e Winword

           Promoção: Istituto Spelucci di Giorgio Spelluci & C.s.a.s.

           Período: 24 maggio 1999

           Local: Roma- Itália

           Carga Horária: 36 ore.

 

2.7  – Curso Excel

    Promoção: Istituto Spelucci di Giorgio Spelluci & C.s.a.s.

    Período: 24 giugno 1999

    Local: Roma- Itália

    Carga Horária: 18 ore.

 

 

3.      Participação em conclaves científicos a convite:

 

3.1  – Seminários

 

3.1.1 – Seminário sobre Comunicação Social

 Promoção: Universidade Católica do Salvador

 Período: 19 a 23.09.1988

 Local: Salvador – Bahia

 Carga Horária: 15 horas.

 

 3.1.2 -    Seminário de Mariologia

 Promoção: Universidade Católica do Salvador

 Período: 13 a 17.06.1988

 Local: Salvador – Bahia

 Carga Horária: 20 horas.

 

             O “ Projeto de Vida Casa de Acolhida Bom Pastor´” quer ser uma família da Comunidade Kairós com essas crianças que têm necessidade de tantas coisas. Vemos cada dia esta obra crescer e as bênçãos e graças de Deus serem derramadas abundantemente. Vivemos da providência, e nesse sentido o grande braço da Divina Providência para Casa de Acolhida Bom Pastor são todas as pessoas que estendem a mão amiga a nós. A Comunidade Kairós e as crianças rezam sempre a Deus para que recompense e abençoe todos os nossos colaboradores.

          

 

 

Pe.Reginaldo Cordeiro de Lima