31 de Janeiro - Dom Bosco - Santo Inspirador da Comunidade Kairos

31 de Janeiro - Dia de São João Bosco

Santo Inspirador da Comunidade Kairós

    Dom Bosco nasceu em 16 de Agosto no Colle dos Becchi, uma localidade junto de Castelnuovo de Asti, Itália (agora chama-se Castelnuovo Dom Bosco). Provinha de uma família muito pobre, órfão de pai aos 2 anos de idade, Dom Bosco presenciou as lutas ardorosas de sua mãe, que era analfabeta, mas rica de sabedoria cristã. Entre muitos obstáculos, preparou-se trabalhando e estudando para a missão que lhe tinha sido revelado através de um sonho tido aos 9 anos, onde anteviu sua futura missão de educador da juventude pobre e abandonada.
    Criança ainda, já se ocupava de dar aulas de catequese para os coleguinhas e, para atraí-los mais facilmente, aprendeu a fazer mágicas e dar espetáculos de circo, lutando contra todas as dificuldades inerentes á vida de pobre. Encontrando muitas barreiras para estudar para o sacerdócio como pretendia, e tendo, sobretudo, a incompreensão do meio-irmão que o queria trabalhando no campo, aos 12 anos a mãe lhe pôs sobre os ombros, um bornal com alguns pertences e o enviou a procurar trabalho.
    Assim, o adolescente perambulou pela região, servindo de garçom numa lanchonete, de aprendiz de alfaiate, de sapateiro, de marceneiro, de ferreiro e preceptor, tudo com um empenho exímio, que o levara depois a ensinar ofícios a seus jovens.
    Em 1835, entrou para o seminário de Chieri, ordenado sacerdote em 05 de junho de 1841. Em 08 de dezembro deste mesmo ano, iniciou seu apostolado juvenil em Turim, catequisando um humilde rapaz de nome Bartolomeu Garelli. Em 1846, estabeleceu-se definitivamente em Valdocco, bairro de Turim, onde fundou o oratório de São Francisco de Sales.
    Ao oratório juntou uma escola profissional, depois um ginásio e um internato. Em 1855, deu o nome de Salesianos aos seus colaboradores; em 1859 fundou com seus jovens a Congregação Salesiana. No ano de 1872, com a ajuda de Santa Maria Domingas Mazzarello, fundou o instituto das filhas de Maria Auxiliadora, para educação da juventude feminina. Em 1875, enviou a primeira turma de seus missionários para a América do Sul. Foi ele quem mandou os salesianos pra fundar o Colégio Santa Rosa em Niterói-RJ, primeira casa no Brasil. Construiu, em Turim, a basílica de Nossa Senhora Auxiliadora e fundou sessenta casas salesianas em seis países. Abriu as missões na América Latina. Publicou as Leituras Católicas para o povo mais simples.
    Consumido pelo trabalho, fechou o ciclo de sua vida terrena com 72 anos de idade, aos 31 de Janeiro 1888. O seu nome de taumaturgo de renovador do Sistema Preventivo na educação da juventude, de defensor intrépido da Igreja Católica e do apostolado da Virgem Auxiliadora, se espalhou pelo mundo inteiro e ganhou o coração dos povos.
    O Papa Pio XI, que o conheceu e gozou da sua amizade canonizou-o na Páscoa de 1934. Hoje Dom Bosco se destaca na história como um grande santo mestre e pai da juventude. Revolucionou no seu tempo o modelo de ser padre, sempre contando com o apoio e a proteção de Nossa Senhora Auxiliadora. De estatura atlética, memória incomum, inclinado à música e a arte, Dom Bosco tinha uma linguagem fácil, espírito de liderança e um ótimo escritor.
Madre Tereza de Calcutá em seu pensamento diz: “Dom Bosco, teve um coração magnifico para os pobres, viu neles Jesus... Sabia que o que fazia por aqueles meninos o fazia por Jesus”. Dom Bosco é um verdadeiro educador de crianças, adolescentes e jovens. O seu testemunho de vida nos levam a entender o que é verdadeiramente formar e educar para Deus. Na terceira dimensão do carisma da Comunidade de Vida e Aliança Kairós, ele está como santo inspirador e modelo para educação e formação das crianças, adolescentes e jovens que Deus nos confia. Pois é nossa esperança que se tornem homens e mulheres de Deus e para Deus.
    São seus estes ensinamentos: “Tenhamos presente que se a força pune o vício, não cura o vicioso. Assim como não se cultiva uma planta tratando-a com aspereza e violência, assim não é possível educar a vontade sobrecarregando-a com um jugo pesado demais”. Assim também os membros da Comunidade de Vida e Aliança Kairós, movidos de amor pelas crianças e adolescentes que Deus nos confia, buscamos colocar em prática esse outro testemunho de Dom Bosco: “O Educador entre os alunos procure fazer-se amar se quer fazer-se respeitar”.
    Também nós membros da Comunidade de Vida e Aliança Kairós nos abrimos cada dia à vontade de Deus obedecendo a sua palavra e o nosso fundador e superiores, a fim de que possamos ser testemunhas e exemplo para nossas crianças e adolescentes. Assim nos ilumina esse outro ensinamento de Dom Bosco: “Se queremos saber mandar, temos primeiro saber obedecer, procurando impor mais com o amor do que com o temor”.

Rodrigo Roberto Xavier e Elâne Soares de Almeida

Membros da Comunidade Kairós